Sim, no inverno o consumo de chocolates aumenta, e muito…
O chocolate está muito associado a emoção, para combater a sensação de tristeza e depressão comuns no inverno, as pessoas aumentam o consumo de chocolate, uma vez que ele pode estimular a produção de serotonina, e liberação das endorfinas, diminuindo a sensação de ansiedade e desânimo.
Também o chocolate é extremamente energético, o que auxilia na manutenção da temperatura corporal nos meses frios.
O chocolate como bebida, quente ou fria, com certeza aquece nossa pele e nossa alma. É uma bebida apreciada entre todas as populações, e nos faz lembrar nossa infância.
Derreter barras de chocolate nos oferece um sabor aveludado que acaricia nossas papilas gustativas. A receitinha abaixo fica com cerca de 300 calorias ( as receitas originais, com chantilly e outros complementos passam de 1000 calorias rapidinho…).
Chocolate quente saudável
Ingredientes
1 xicara de chá de leite desnatado
1 colher de sobremesa de cacau 100% em pó
1/2 colher de chá de adoçante stevia ou ½ colher de sobremesa de açúcar mascavo
1 pedaço de canela em pau
Raspinhas de gengibre e de casca de laranja
½ colher de cafezinho de canela em pó
1/2 colher de chá de amido de milho
30 gramas de chocolate meio amargo picado
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque todos os ingredientes, o leite, o chocolate, o açúcar mascavo, o cacau. Ao levantar a fervura, diluir o amido de milho em um pouco de água e adicionar à bebida, mexendo sempre até obter uma consistência cremosa. No final adicionar as raspas de gengibre, casca de laranja e a canela em casca. Colocar em uma xícara e polvilhar com a canela em pó e um pouquinho de cacau. Pode ser colocado também o aniz estrelado para dar mais aroma. Este chocolate quente dá muita energia e o gengibre, a casca da laranja e a canela como termogênicos ajudam a acelerar a circulação sanguínea e a aquecer os seus dias.
E para comer quando der vontade de uma coisinha doce para aquecer? Você pode derreter o chocolate meio amargo e mergulhar metade das frutas neste chocolate, com o auxílio de um palito, deixar a crostinha endurecer e comer como lanche. As frutas podem ser: morangos, uvas, damascos, ameixas, uvas passas, entre outras. Acredite, fica uma delícia! E o melhor, com baixas calorias…
MARLISE POTRICK STEFANI
NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |
QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA