Ah, quem resiste a uma pizza?

A pizza é um prato que agrada, com certeza a grande parte da população mundial. Sério, ao se aproximar o final de semana as pessoas já começam a pensar no jantar de sexta-feira ou sábado, e é claro, combina com uma pizza.

A pizza mais conhecida e mais desejada é a marguerita. Uma das primeiras pizzas, criada na Itália.

Ela é a pizza mais apreciada na Itália – quem sabe, no mundo todo. Mas pouca gente sabe que a origem dessa famosa receita, criada em Nápoles, em 1889, começa com um pizzaiolo que desejava bajular um casal de reis. 

Conta a história que em um verão de Nápoles, na época em que foi criada a primeira pizzaria (lá por 1830), os italianos rei Umberto I e rainha Margherita visitavam a cidade quando desejaram experimentar a iguaria de que todos estavam falando. Como não seria de bom tom irem até a pizzaria, eles pediram para esta ser entregue no belíssimo Palácio Real de Capodimonte, onde estavam hospedados.

Para impressionar e agradar o casal real, o pizzaiolo decidiu criar uma pizza com as cores da bandeira da Itália (vermelho, branco e verde), usando tomate, mussarela e manjericão. A rainha gostou tanto que seu nome foi dado à pizza, em sua homenagem.

Parece um prato calórico, mas as opções de light, integral, vegetariana, sem glúten, sem lactose, vem se somando ao nosso dia-a-dia, atendendo a cada necessidade de cada um.

Colocar fibras, tirar gordura, tirar calorias , tirar o gluten, vale tudo para ter o grande prazer de degustar uma pizza a dois, ou mesmo em família.

Pizza Marguerita Integral Light

Modo de preparo:

Massa

50g de manteiga light em temperatura ambiente

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de farinha de trigo integral

1 colher de sobremesa de fermento químico

½ xícara de leite desnatado morno

1 colher de café de sal light

Recheio

5 fatias de mussarela light ou ralada em ralo grosso

2 colheres de molho de tomate

10 rodelas de tomate

manjericão fresco

Modo de preparo:

Misture em uma tigela o ovo com a manteiga, sal e fermento. Adicione as farinhas aos poucos e misture até começar a desgrudar das mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa com ajuda de um rolo e deixe bem fina ou coloque diretamente na forma amassando bem com os dedos. Coloque os ingredientes do recheio (molho de tomate, queijo, orégano. Coloque a massa no forno de 180 graus por 20-30 minutos. Finalize com folhas de manjericão. Sirva. 

Bom apetite!